Doação de Medicamentos

Medicamentos dentro do prazo de validade podem ser doados no Hospital Militar ou na Igreja do Rosário
Google
 

segunda-feira, 23 de março de 2009

Banana para hipertensão

Estudo publicado recentemente na revista norte-americana Archives of Internal Medicine engrossa o coro em prol do potássio.

Pesquisadores mediram suas quantidades e a do sal na urina de 2.974 voluntários e notaram que aumentar a ingestão de potássio e restringir a de sódio diminui em até 50% as perturbações relacionadas à pressão nas alturas, como infarto e derrame. “Isoladamente, no entanto, essas duas medidas não surtem o mesmo efeito”, observa Nancy Cook, professora da Universidade de Harvard e uma das autoras do trabalho.

Apenas maneirar no sal, por exemplo, só derruba em 20% o risco de turbulência nas artérias.

Por que a dobradinha dá resultados mais satisfatórios?
O potássio garante o bom funcionamento dos batimentos cardíacos, facilita a dilatação dos vasos e ainda melhora a sensibilidade à insulina – o que pode ser bem útil para quem sofre de resistência ao hormônio, um fator que colabora para a ocorrência de problemas cardiovasculares, ainda mais quando já existe um quadro de hipertensão. “Além disso, esse mineral parece reduzir os efeitos negativos do sal, porque induz à eliminação do sódio pelos rins”, comenta Nancy.

Portanto, dá para deduzir que manter o dueto em uma gangorra estática – sódio no chão e potássio em níveis elevados – seja a medida mais eficiente para proteger o corpo. O potássio melhora a elasticidade dos vasos e, com isso, ajuda no controle da pressão. Mas, na prática, pouca gente sabe ou se lembra disso.

Faça um teste: resgate na memória a última vez que você viu um hipertenso comendo banana, uma das fontes mais conhecidas de potássio (uma unidade média tem 215mg), só para controlar a doença. Quanto ao sal, um adulto saudável deve ingerir, no máximo, seis gramas de sal por dia, mas a maior parte dos brasileiros consome nada menos que 12 gramas.

O sal que tempera a comida de cada pessoa que consegue tê-la à mesa foi considerado, no passado, artigo de luxo e serviu de moeda de troca em civilizações antigas, chegando até a ser o estopim de disputas territoriais – a palavra salário deriva dele. Mas, quando o assunto é saúde, não é de hoje que ele desfila sua fama de vilão mundo afora.

Falou em hipertensão, pode ter certeza de que alguém vai citá-lo. O excesso de sódio, principal ingrediente do sal de cozinha, provoca retenção de água no organismo e aumenta o volume de sangue circulando. Maior volume sanguíneo passando pelo mesmo espaço de veias e artérias significa maior pressão nas paredes dos vasos.

Para o bem do coração e das artérias, menor ingestão de sal e maior de banana devem fazer parte do cardápio das pessoas. A fruta – largamente produzida no Brasil, especialmente em Minas Gerais, no Vale do Jaíba, Norte do estado –, que já foi comprada a preço baixo, tem bem melhor status na alimentação dos brasileiros, principalmente os desportistas, mas as dicas desse estudo publicado nos EUA podem lhe render toda a notoriedade que merece.

OUTRAS FONTES
O portássio pode ser encontrado em muitos outros alimentos.
Soja – 486mg (uma concha pequena)
Melão – 367mg (uma fatia média)
Couve – 331mg (três colheres de sopa)
Grão-de-bico – 285mg (uma concha pequena)
Laranja – 245mg (uma unidade média)
Mamão – 222mg (uma fatia média)
Brócolis – 214mg (6 ramos)
Tomate – 200mg (uma unidade)
Goiaba – 178mg (uma unidade média)
Pera – 162mg (uma unidade média)
Melancia – 156mg (uma fatia média)
Feijão – 153mg (uma concha pequena)
Mexerica – 150mg (uma unidade média)
Espinafre – 134mg (três colheres de sopa)
Lentilha – 132mg (uma concha pequena)
Agrião – 131mg (um prato de sobremesa)
Abacaxi – 131mg (uma fatia média)
Alface – 126mg – (um prato de sobremesa)
Linhaça – 126mg (duas colheres de sopa).




Fonte: Estado de Minas - MG

Um comentário:

Anônimo disse...

Dr. Emerson, pior que é verdade, na minha família quase todo mundo é hipertenso e ninguém come banana.
Interessante essa constatação né.
O negócio então é comer banana!!!