Doação de Medicamentos

Medicamentos dentro do prazo de validade podem ser doados no Hospital Militar ou na Igreja do Rosário
Google
 

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Acne no verão


Nesses dias quentes do verão, a atenção deve ser redobrada com os cuidados da pele. Nessa estação (a mais quente do ano), o período de incidência dos raios ultravioleta é mais longo, as pessoas passam mais tempo expostas ao sol e vão à praia com maior frequência.


Ainda existem os efeitos da ação do sal e do cloro. Neste caso, vale confiar no velho ditado popular “prevenir é melhor do que remediar” e seguir dicas simples para evitar problemas.


Dicas para quem tem acne no verão

Usar um bom protetor solar em gel.

>>> Evita que a pele fique mais inflamada e previne manchas de sol.

Escolher um sabonete que seja redutor da oleosidade sem ressecar demais a pele.

>>> Quanto mais o sabonete resseca a pele, mais gordura a pele produz para compensar a eliminação desta pelo sabonete.

Usar hidratante à base de aloe vera.

>>> Além de hidratar sem deixar a pele oleosa, este tipo de hidratante tem efeito calmante sobre a pele.

Fazer limpeza de pele 1 a 2 semanas antes da exposição ao sol.

>>> Isto fará com que a pele fique livre de cravos e espinhas quando o paciente for à praia ou piscina.

Abusar da água, sucos, chás e frutas.

>>> A hidratação é fundamental para o equilíbrio do metabolismo corporal, incluindo diminuir processos inflamatórios como os da acne. Além disso, abusar de frutas, vegetais e folhas também é indicado pela riqueza de radicais livres presentes nestes alimentos, fazendo com que o sistema imunológico fique reforçado.

Evitar comidas gordurosas e de difícil metabolismo.

>>> Este tipo de alimento ajuda a inflamar mais a pele e acaba permitindo o aparecimento da acne severa.

>>> Procurar um médico para saber que produtos podem e devem ser utilizados nesta estação do ano em virtude da exposição maior ao sol.


Você sabia que:

Apesar da oleosidade da pele não aumentar no verão, os poros costumam ficar mais obstruídos por causa do suor, dos protetores solares e da descamação causada pelas queimaduras?


Protetores solares:

Alguns realmente podem aumentar a acne. Além da limpeza no verão, o mais importante é escolher o filtro solar que combina com a sua pele. Existe uma infinidade de produtos no mercado e alguns realmente podem aumentar a acne e as alergias cutâneas. Por isso, não hesite em procurar um dermatologista se você estiver com dificuldade de encontrar um produto que combine com você.


Cuidados com a pele no verão

>>> Alimente-se saudavelmente: frutas, legumes. Evite frituras e condimentos.

>>> Beba bastante líquido, água e sucos naturais.

>>> Evite alimentos artificializados, refrigerantes em excesso.

>>> Use roupas leves e de tecidos de algodão. Evite tecidos sintéticos e roupas muito justas.

>>> Não tome banhos quentes e muito prolongados, pois prejudicam a camada protetora da pele. Não use buchas ou esponjas.

>>> Enxugue suavemente, sem friccionar a toalha em sua pele.

>>> Se tomar mais de um banho por dia, passe o sabonete nas partes íntimas, axilas e nos pés, mas lave o resto do corpo apenas com a água para evitar ressecamento.


Mas o que é acne?

Acne é uma doença inflamatória da pele. A sua frequência é maior na adolescência, quando o nível elevado de hor-mônios sexuais causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros principalmente no rosto, costas, peito e ombros.

Às vezes, os poros bloqueados se infeccionam, aparecendo bolhas cheias de pus. Muito co-mumente se coça ou espreme essas bolhas, causando o agravamento da infecção e podendo deixar cicatrizes ou manchas.


Consequências da acne

A acne, conforme o tipo das lesões, pode causar cicatrizes em alguns casos, e é esta a sua única consequência visível a longo prazo. Suas consequências mais preocupantes são na verdade as psicológicas. Ocorre, conforme o grau, grande redução da autoestima, vergonha de sair de casa e depressão.

Procure orientação com um Dermatologista! Ele é o profissional que vai avaliar o grau de severidade da acne e o tratamento adequado.

Nenhum comentário: