Doação de Medicamentos

Medicamentos dentro do prazo de validade podem ser doados no Hospital Militar ou na Igreja do Rosário
Google
 

terça-feira, 13 de maio de 2008

CHÁ VERDE OU CHÁ BRANCO?

Em conseqüência a tantas pesquisas e descobertas, chega uma hora que fica difícil de escolher o que realmente devemos colocar em nossa mesa, não é mesmo?
O chocolate, de vilão tornou-se mocinho, e com o ovo aconteceu a mesma coisa. Até Dieta do Azeite existe.
A última novidade é o Chá Branco. Você deve estar se perguntando, mas não era Chá Verde? Bem pensado, ERA....
Você quer entender o que há de diferente entre esses dois chás? Então esclareça suas dúvidas!!

Algumas lojas especializadas já comercializam o Chá Branco a mais de oito anos, porém só agora ele caiu nas graças do público. A bebida é conhecida entre os chineses há muito tempo, e apreciada por eles por ser uma bebida muito refrescante e suave. Ao contrário do Chá Verde, seu sabor não é tão amargo sendo até mesmo levemente frutado.
Assim como o chá preto, o chá verde e o chá oolong, o chá branco também é extraído da Camellia sinensis, uma planta procedente principalmente do sul da China e do norte da Índia.
A diferença está na maneira como as folhas são colhidas e processadas, o Chá Branco é colhido antes das flores se abrirem, quando há brotos cobertos por finos pêlos prateados que lhe dão uma cor clara verde acinzentada. Esses brotos e as folhas da planta são cozidos ao vapor e submetidos à secagem. Ao contrário do verde e do preto, o chá branco não passa pela fermentação.
Por ser colhido bem mais cedo que o Chá Verde, os brotos da planta apresentam uma hiperconcentração de polifenóis (antioxidantes) e de catequinas (compostos que diminuem os riscos de mau funcionamento celular), o que sugere uma potencialização da ação se comparada ao Chá Verde.
Pesquisas realizadas em 2005 pelo Instituto Linus Pauling, mostraram que o Chá Branco também é um aliado para retardar o envelhecimento, pois tem um ativo importante, o tanino, responsável por baixar o colesterol “ruim”, que bloqueia as artérias.
Assim como os demais chás, possui cafeína. Portanto, para evitar a insônia, aconselha-se consumi-lo até às 18 horas. O tempo de infusão para a maioria dos Chás Brancos é de 2 a 3 minutos.
Caso queira preparar uma quantidade maior para beber durante o dia, por exemplo, armazene em garrafas de vidro, porcelana ou inox. E se quiser adoçá-lo use uma pequena quantidade de mel (uma colher de chá) ou de estévia. Açúcar e adoçantes químicos prejudicam o poder do chá de desintoxicar o organismo, dificultando a perda de peso.

Veja quais são as principais diferenças:

CHÁ BRANCO: É a versão menos processada de todas.


Características: obtido do miolo e da ponta das folhas jovens, é o que mais conservaria as propriedades da planta.

Sabor: delicado e refrescante


CHÁ VERDE: As folhas secam à sombra, submetendo-se em seguida a um aquecimento, em fornos próprios, para inativar as enzimas que promovem a oxidação.

Características: seus princípios ativos são preservados. E o teor de cafeína – uma substância originada da oxidação – é baixo.

Sabor: levemente amargo.



CHÁ PRETO: É totalmente fermentado.

Características: suas folhas são submetidas à secagem prévia, fermentação e secagem final. Por isso, boa parte dos princípios ativos é prejudicada. A oxidação produz um teor elevado de cafeína.

Sabor: amargo, excitante.



CHÁ OOLONGE: Essa variedade se difere das anteriores por ser parcialmente fermentada. Sofre cerca de 30% de fermentação em comparação ao chá preto.

Características: mais excitante do que o verde.

Sabor: não tão forte quanto o preto.

Nenhum comentário: