Doação de Medicamentos

Medicamentos dentro do prazo de validade podem ser doados no Hospital Militar ou na Igreja do Rosário
Google
 

terça-feira, 27 de maio de 2008

O QUE É A OBESIDADE

A obesidade se caracteriza por um excesso de tecido gorduroso em relação à massa magra (constituída pela musculatura, ossos e órgãos). É uma doença multifatorial, ou seja, múltiplos fatores contribuem para o seu aparecimento e para sua manutenção, sendo eles fatores genéticos, alimentares, emocionais, culturais, sociais, mudanças de comportamento, doenças endócrinas, gasto energético com atividades físicas, hábitos compulsivos, etc. Como conseqüências da obesidade podem surgir uma série de complicações e prejuízos à saúde que podem interferir fortemente na auto-estima e na adaptação social.
Existem dois métodos que podem ser utilizados para diagnosticar a obesidade. O Índice de Massa Corporal (IMC) e a Análise de Composição Corporal pela bioimpedância.

O que é o IMC?
O IMC (Índice de Massa Corporal) é uma fórmula em que se divide o peso em quilos pela altura em metros ao quadrado, ou seja, IMC= Peso÷(Altura x Altura). De acordo com o resultado, temos a classificação apresentada na tabela abaixo:

IMC....................... CLASSIFICAÇÃO ..............RISCO PARA SAÚDE
Menor que 17........ Magreza excessiva....................Aumentado
17 a 18,5 ...................Magreza..............................Moderado
18,6 a 24,9 ...............Peso normal.............................----
25 a 29,9............... Excesso de peso.......................Pequeno
30 a 34,9............... Obesidade classe I...................Moderado
35 a 39,90............. Obesidade classe II.................Aumentado
Acima de 40.......... Obesidade classe III.........Muito aumentado

............................ou obesidade mórbida

A grande limitação do IMC é que seu cálculo se baseia em apenas duas variáveis (peso e altura) desconsiderando a massa magra, a idade e o sexo da pessoa. De qualquer forma, o IMC ainda tem sido usado, pela sua simplicidade, como um método prático e rápido de se identificar, em pessoas adultas, o risco de aumentar a incidência de mortalidade e outras doenças.

O que é a BIOIMPEDÂNCIA?
A bioimpedância utiliza um aparelho que consegue medir a gordura do corpo através de uma corrente elétrica de baixa intensidade, que é imperceptível. Quanto maior a quantidade de água contida em um órgão, mais facilmente a corrente irá passar. Assim, como a gordura possui pouca água, a corrente sofrerá uma resistência maior nos órgãos que têm mais gordura, ocasionando uma corrente mais lenta. Desta maneira, é feito o registro da corrente elétrica de acordo com a quantidade de água e de gordura presentes no corpo.

Após diagnosticar ou não a obesidade, devemos investigar se há alguma doença associada. Dentre as doenças mais freqüentes por conseqüência da obesidade, estão: diabetes, elevação do colesterol e triglicérides (gorduras do sangue), hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio, arteriosclerose (endurecimento das artérias), acidente vascular cerebral ("derrame" ou isquemia), trombose, problemas nas articulações, alterações do sono e alguns tipos câncer.

Nenhum comentário: