Doação de Medicamentos

Medicamentos dentro do prazo de validade podem ser doados no Hospital Militar ou na Igreja do Rosário
Google
 

domingo, 6 de dezembro de 2009

Estudo aponta que determinados antibióticos podem prejudicar a formação fetal

Recente pesquisa apontou que determinados antibióticos, quando usados no período de gravidez, podem estar associados a dificuldades no desenvolvimento fetal. A constatação foi feita por pesquisadores americanos e publicada neste mês, na revista Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine.

De acordo com os pesquisadores, as sulfonamidas e as nitrofurantoínas poderiam aumentar os riscos de defeitos na formação do feto. Por outro lado, penicilinas, eritromicinas e cefalosporinas — antibióticos comumente utilizados pelas gestantes — não estariam associados a diversas complicações.
O estudo avaliou a associação entre o uso de antibióticos e os decorrentes problemas de formação fetal em mais de 13 mil mulheres que deram à luz a bebês. As sulfonamidas estiveram associadas à anencefalia, síndrome de hipoplasia do coração esquerdo, coarctação da aorta, atresia de coanas, entre outras distorções. No caso das nitrofurantoínas, houve registros de enoftalmia ou microftalmia, síndrome de hipoplasia do coração esquerdo, defeitos do septo atrial e fenda palatina e lábio leporino.

Fonte: UOL

Nenhum comentário: