Doação de Medicamentos

Medicamentos dentro do prazo de validade podem ser doados no Hospital Militar ou na Igreja do Rosário
Google
 

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Amidalite


Desde ontem à tarde estou com uma leve dor na garganta, por isso resolvi escrever sobre este assunto. Muitas pessoas confundem alguns sintomas e acabam automedicando-se indevidamente.

A amidalite é uma doença infecciosa que atinge as amídalas, órgãos de defesa contra infecções.

Ela pode ser causada por vírus ou por bactérias. Na amidalite bacteriana aparecem pontos de pus na garganta.

Os sintomas mais comuns são febre, dor de garganta, falta de apetite, hálito comprometido, dificuldade para engolir e, às vezes, inchaço dos gânglios do pescoço e da mandíbula, que têm a função de evitar a propagação da doença pelo organismo.
É importante observar os sintomas para não os confundir com os de outras doenças como gripe e mononucleose.

Diagnóstico e Tratamento
É preciso diferenciar a amidalite causada por vírus da bacteriana.
Nas amidalites por vírus, a infecção atinge preferencialmente a região da orofaringe (amídalas e faringe) e deve ser tratada com analgésicos e antiinflamatórios.
As amidalites bacterianas (as bactérias que mais comumente atingem as amídalas são os estreptococos e os estafilococos) provocam grande inflamação nas amídalas associada ao aparecimento de placas de pus na orofaringe, tornando necessário o uso de antibióticos específicos. Suspender a medicação assim que desaparecem os sintomas pode provocar complicações graves como febre reumática e nefrite porque a bactéria ainda permanece ativa no organismo.
Se a amidalite for crônica, outras causas devem ser pesquisadas para descobrir a razão da inflamação e buscar o tratamento adequado. A remoção cirúrgica das amídalas só é indicada em casos específicos que não respondem ao tratamento clínico e se repetem várias vezes ao ano, as chamadas amidalites de repetição.

3 comentários:

Unknown disse...

Olá. Sou professora da rede pública municipal e pela primeira vez em minha vida estou sofrendo com amigdalite bacteriana. Descobri depois de autoexaminar a minha boca. Estou com as amígadalas inchadas e com muitas placas amarelas em ambos os lados, ínguas na parte superior do meu pescoço. Ontem estava impossível até ficar de pé; tive calafrios, febre, dor generalizada, falta de apetite, dor na garganta e não conseguia nem engolir minha salita, nem falar. Fui à urgência do hospital do meu bairro e lá disseram que eu não tinha nada. O médico que me atendeu receitou-me duas injeções (dipirona e voltarem) e se negou a me dar o atestado médico pela tarde que faltei no trabalho (dou aula para crianças); Hoje acordei com os mesmos sintomas e resolvi procurar um farmacêutico (Parabéns! Vocês são muito melhores que os médicos) e ele me receitou um antibiótico (amoxicilina) e Beserol para poder ingerir alimento sem dor. Estou melhorando, mas teria que repousar por uns 7 dias. Infelizmente, terei que voltar ao trabalho antes do término do tratamento, já que estou sem atestado médico. Será se isso pode agravar o meu quadro?

Farm. Emerson disse...

A dipirona até faz sentido, porque vc estava com febre bastante elevada, mas agora a voltaren..??
Bom, não sou médico, ele estudou para isso né!

Também não tem como saber sem olhar a pessoa, mas conforme vc descreveu, parece sim apropriado o antibiótico, mas o beserol ..?? Também não entendi. Não precisava.

Lembre-se não somos médicos, estes é quem tem a responsabilidade de diagnosticar as doenças e prescrever os medicamentos.

Quanto a vc voltar a trabalhar, tranquilo. É só evitar se expor a baixas temperaturas, água gelada... que está tudo bem. Se voltar a ter febre,procure o médico.

Farm. Emerson

Anônimo disse...

ola tenho 19 anos,tenho amidalite a mas ou menos 3 anos.
Fui no medco essa semana e ela me falou que estava com amdalite, só que ela disse que eu só tenho no lado direito fquei com medo pois ela nem me receitou nada me mandou passar direto no otorinoloringologista.

é normal ocorrersó em um dos lados das amidalas{?