Doação de Medicamentos

Medicamentos dentro do prazo de validade podem ser doados no Hospital Militar ou na Igreja do Rosário
Google
 

domingo, 24 de maio de 2009

USO CONTÍNUO DE ENXAGUATÓRIOS BUCAIS AUMENTA RISCO DE CÂNCER



Os enxaguatórios bucais podem aumentar de cinco a nove vezes os casos de câncer de boca e faringe, segundo pesquisa publicada pela "Revista de Saúde Pública", da Universidade de São Paulo (USP).


A razão é que eles são compostos por até 26% de álcool, que provoca tumores ao ser transformado pela enzima ADH (que está presente no organismo humano) em acetilaldeído, substância capaz de alterar células. Ele é o segundo maior causador da doênça, superado apenas pelo tabagismo, e,entre 1992 e 2007, o consumo de antissépticos bucais cresceu 2.277% no Brasil, segundo dados da Faculdade de Saúde Pública da USP.




Um dos autores da pesquisa, Luiz Paulo Kowalski, diretor do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital A. C. Camargo, acrescenta: "O álcool é um vilão bastante conhecido por aumentar o risco de câncer também no estômago. Porém, enquanto a propaganda em torno dos enxaguatórios foi muito grande nos últimos anos, faltavam pesquisas que indicassem esse efeito maléfico provocado por estes produtos, que deveriam ter a obrigatoriedade da prescrição odontológica, pois é perigoso ao ser usado de modo contínuo", diz.




Para quem acabou de passar por cirurgias ou tem alta incidência de cárie e doênças de gengiva, a saída são os antissépticos sem álcool.




Fonte: Jornal Folha Universal

Um comentário:

João disse...

Vc vê, nunca imaginei q tivesse este problema. Legal!!!