Doação de Medicamentos
Medicamentos dentro do prazo de validade podem ser doados no Hospital Militar ou na Igreja do Rosário
domingo, 28 de fevereiro de 2010
Manipulação de cápsulas com Pantoprazol
A forma química empregada é o pantoprazol sódico sesquiidratado, cuja fórmula química é C16H14F2N3NaO4S x 1.5 H2O, apresentando um peso molecular de 432,4.
Para fins de cálculos no preparo de medicamentos com este fármaco, a concentração é expressa em termos de pantoprazol base. Portanto, deve-se empregar o fator de equivalência de 1,13 quando da utilização do pantoprazol sódico sesquiidratado.
O pantoprazol sódico sesquiidratado é um pó cristalino branco ou quase branco disponível na forma racêmica, facilmente solúvel em água e muito pouco solúvel em tampão fosfato em pH 7,4, e praticamente insolúvel em n-hexano.
A estabilidade deste composto em solução aquosa é pH dependente. A taxa de degradação aumenta com a diminuição do pH. Em temperatura ambiente, a meia-vida de degradação é aproximadamente de 2,8hs em pH de 2,8 e aproximadamente de 220 horas em pH de 7,8. Devido ao seu perfil de estabilidade, formas orais de pantoprazol devem ser tamponadas em pH alcalino e/ou revestidas com polímeros gastrorresistentes para resistirem sem alteração nas condições de pH gástrico. Sugerimos a seguir uma formulação de excipiente tamponado para cápsulas duras com pantoprazol. Adicionalmente, é necessário o revestimento entérico das cápsulas preparadas.
Sugestão de excipiente para o pantoprazol
Bicarbonato de sódio....................5%
Lauril sulfato de sódio....................1%
Dióxido de silício coloidal (Aerosil(r)200) .............2%
Estearato de magnésio....................1%
Celulose microcristalina....................30%
Manitol....................qsp....................100%
OBS: Usar o excipiente como qsp para enchimento de cápsulas contendo o pantoprazol. Posteriormente, revestir as cápsulas com polímero gastrorresistente apropriado.
Referências:
1.RxList – The Internet Drug Index: http://www.rxlist.com/protonix-drug.htm
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
Incorporação de enxofre precipitado em emulsões, pomadas e suspensões tópicas
O enxofre precipitado apresenta-se normalmente como um pó muito fino, de cor amarelada, com leve odor característico e insípido. Ele é insolúvel em água, muito pouco solúvel em álcool, éter, glicerina e óleos graxos. Apresenta o ponto de fusão de cerca de 120o C. Oxida-se quando exposto ao ar, devendo ser acondicionado em embalagem bem vedada e protegida da luz (ex.frasco de vidro âmbar).
Para incorporar o enxofre em emulsões é conveniente levigá-lo previamente com quantidade suficiente de polissorbato 80 (Tween 80), formando uma pasta fina. Em seguida, adicionar em porções geométricas a base emulsionada desejada sob trituração ou espatulação.
Em pomadas convém incorporá-lo levigando-o com quantidade suficiente de vaselina líquida. Em seguida, adiciona-se geometricamente a pomada base sob trituração ou espatulação.
Para incorpora-lo em suspensões em fundamental o uso de agente umectante (ex. glicerina, propilenoglicol) para evitar que o mesmo fique como sobrenadante da na preparação. Levigar previamente o enxofre com quantidade suficiente do agente umectante e em seguida incorporar o veículo suspensor aos poucos e sob mistura.
Referência: Fernández-Montes, E.A. Técnicas y Procedimientos en Formulación Magistral Dermatológica. Madrid: E. Aliá, 2005.
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)