Doação de Medicamentos

Medicamentos dentro do prazo de validade podem ser doados no Hospital Militar ou na Igreja do Rosário
Google
 

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Manipulação de cápsulas com Pantoprazol




A forma química empregada é o pantoprazol sódico sesquiidratado, cuja fórmula química é C16H14F2N3NaO4S x 1.5 H2O, apresentando um peso molecular de 432,4.

Para fins de cálculos no preparo de medicamentos com este fármaco, a concentração é expressa em termos de pantoprazol base. Portanto, deve-se empregar o fator de equivalência de 1,13 quando da utilização do pantoprazol sódico sesquiidratado.

O pantoprazol sódico sesquiidratado é um pó cristalino branco ou quase branco disponível na forma racêmica, facilmente solúvel em água e muito pouco solúvel em tampão fosfato em pH 7,4, e praticamente insolúvel em n-hexano.

A estabilidade deste composto em solução aquosa é pH dependente. A taxa de degradação aumenta com a diminuição do pH. Em temperatura ambiente, a meia-vida de degradação é aproximadamente de 2,8hs em pH de 2,8 e aproximadamente de 220 horas em pH de 7,8. Devido ao seu perfil de estabilidade, formas orais de pantoprazol devem ser tamponadas em pH alcalino e/ou revestidas com polímeros gastrorresistentes para resistirem sem alteração nas condições de pH gástrico. Sugerimos a seguir uma formulação de excipiente tamponado para cápsulas duras com pantoprazol. Adicionalmente, é necessário o revestimento entérico das cápsulas preparadas.

Sugestão de excipiente para o pantoprazol
Bicarbonato de sódio....................5%
Lauril sulfato de sódio....................1%
Dióxido de silício coloidal (Aerosil(r)200) .............2%
Estearato de magnésio....................1%
Celulose microcristalina....................30%
Manitol....................qsp....................100%

OBS: Usar o excipiente como qsp para enchimento de cápsulas contendo o pantoprazol. Posteriormente, revestir as cápsulas com polímero gastrorresistente apropriado.

Referências:
1.RxList – The Internet Drug Index: http://www.rxlist.com/protonix-drug.htm

Nenhum comentário: