Doação de Medicamentos

Medicamentos dentro do prazo de validade podem ser doados no Hospital Militar ou na Igreja do Rosário
Google
 

quarta-feira, 29 de abril de 2009

MORTE DE BUGIOS EM GUAÍBA - ALERTA CONTRA A FEBRE AMARELA

Após seis meses dos primeiros sinais do avanço da febre amarela no noroeste do Rio Grande do Sul, o vírus chegou à Região Metropolitana e soou o alerta na Capital.

A Secretaria Estadual da Saúde confirmou ontem a morte de dois bugios pela doença na área rural de Guaíba.

Agora, a missão será imunizar mais de 2 milhões de pessoas só na Grande Porto Alegre.
A notícia provocou alvoroço nos corredores da secretaria e das prefeituras da Capital e Guaíba na tarde de ontem. Ao lado do secretário municipal da Saúde de Porto Alegre, Eliseu Santos, o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, anunciou que os animais foram encontrados no último fim de semana nas localidades de Petim e Alto Mathias, zonas rurais de Guaíba, onde vivem cerca de 200 pessoas.

Com a confirmação de que a doença matou os animais, municípios que circundam a região – entre eles, Porto Alegre – foram incluídos na zona de risco, que agora conta com 290 municípios.De outubro de 2008 até abril, sete pessoas já morreram no Estado infectados pelo vírus, e outras 11 conseguiram se curar da doença.

– Quem não transita nessas áreas (de mata) não precisa correr até os postos de saúde. Gradativamente, faremos a vacinação em moradores das áreas urbanas também. Pretendemos de 30 a 60 dias estar com toda a população vacinada – disse Terra.
Em Guaíba, a secretária de Saúde, Janice Heidrich, anunciou que hoje uma reunião formulará a estratégia de combate à doença.
Apesar da notícia da morte dos bugios, ela afirma que não há nenhum caso de contaminação de pessoas no município.
Cinco postos de saúde estarão abertos para imunização.– Estaremos com 10 mil doses para aplicar em Guaíba, mas grande parte da população das áreas rurais já foram vacinadas. Estamos trabalhando e pedimos que a população não entre pânico – pede a secretária.
Fonte: Jornal Zero Hora

Nenhum comentário: