Doação de Medicamentos

Medicamentos dentro do prazo de validade podem ser doados no Hospital Militar ou na Igreja do Rosário
Google
 

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Finasterida: risco potencial de câncer de mama em homens


A Agência Regulatória de Medicamentos e Produtos para a Saúde do Reino Unido (Medicines and Healthcare products Regulatory Agency - MHRA), publicou comunicação sobre a ocorrência de casos de câncer de mama masculino, notificados durante a realização de ensaios clínicos e em tratamentos com finasterida.

No Reino Unido, assim como no Brasil, a finasterida é aprovada para o tratamento de hiperplasia prostática benigna (HPB) e para alopécia androgênica (calvície masculina). A finasterida é um inibidor específico da 5-alfa-redutase tipo II, uma enzima intracelular que metaboliza a testosterona, transformando-a em um andrógeno mais potente, a di-idrotestosterona (DHT).

Até novembro de 2009, de acordo com o banco de dados internacional sobre segurança de medicamentos, foram descritos 50 casos de câncer de mama masculino, no mundo, com o uso da finasterida na dose de 5mg, e 3 casos com a dose de 1mg.

Uma revisão das informações disponíveis sugere que "não pode ser excluído um aumento do risco de câncer de mama, em homens, com o uso da finasterida".

Um possível mecanismo para esta associação é a farmacodinâmica da finasterida. O uso da finasterida leva a uma redução dos níveis de DHT, acompanhada de um aumento nos níveis de testosterona e estradiol. O aumento dos esteróides sexuais masculinos tem o potencial de aumentar o risco de câncer de mama.

Fonte: Boletim Farmacoterapêutica - CFF - mar/abr-2010

domingo, 20 de junho de 2010

Partindo comprimidos


Alguns médicos prescrevem seus medicamentos e recomendam que partam seus comprimidos para atingir a dosagem solicitada.

Tudo bem, alguns medicamentos de altas dosagem até pode fazer (pois quase todo o comprimido é com o princípio ativo e pouco excipiente, ex.: paracetamol), mas os de baixa dosagem NUNCA!!!!

Por exemplo, se o medicamento é de 10mg, como saberei que ao partir o comprimido terei 5mg em cada pedaço? NÃO TEM COMO SABER.
Sabemos que o comprimido terá aproximadamente 10mg, mas ao partir poderemos ter numa metade 8mg e na outra 2mg, ou 3mg e na outra 7mg, etc...
Fora que dificilmente conseguimos partir o comprimido perfeitamente, evitando que uma das partes se quebrem em vários outros pedaços, mesmo com uso de aparelhos cortadores de comprimidos.

Isso não sou eu que estou constatando, falo de estudos científicos sobre o assunto - comprovados em laboratório.

Resolvi escrever sobre isso porque nesta semana recebi na farmácia uma prescrição médica de um medicamento controlado (Donaren Retard - medicamento de liberação prolongada - mais absurdo ainda!)que dizia assim:

Tomar 1/3 (um terço) do comprimido antes de deitar.

Imaginem partir um comprimido em 3 partes! Que horror!! Partir em 2 já é dificil, imaginem em 3 partes.

Será que o médico não poderia ter orientado o paciente a manipular este medicamento? Afinal as farmácias de manipulação estão aí, e o seu principal propósito seria este, produzir medicamentos cuja dosagem não existe, auxiliando o médico junto ao tratamento do paciente.

Boa semana a todos!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Crianças e adolescentes são as maiores vítimas da rinite alérgica no país

As crianças e os adolescentes são as maiores vítimas da rinite alérgica no Brasil. A constatação é da pesquisa Mapa da Rinite no Brasil, divulgada hoje (28) por 37 especialistas no assunto. Do total de pessoas que sofrem com a doença, 60% são crianças e adolescentes, e o diagnóstico tardio é o principal problema para o controle da rinite.


De acordo com um dos autores do estudo, Evandro Padro, chefe do Serviço de Alergia e Imunologia do Instituto de Puericultura e Pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aproximadamente 25% das crianças e adolescentes do país têm rinite alérgica e a principal causa é a poeira domiciliar.

“A rinite no nosso país é desencadeada por uma hipersensibilidade ou uma resposta exagerada quando a pessoa inala proteínas de ácaro, da poeira domiciliar. As pessoas entrando em contato com esses ácaros passam a ficar sensíveis a essas proteínas, e o contato com essas proteínas liberam substâncias que vão desencadear os sintomas da rinite”, disse.

Nos meses de junho e julho, as crises são registradas principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país. O aumento da umidade e a proliferação de ácaros, segundo o levantamento, também intensifica os casos no Norte e no Nordeste nesta época do ano.

O estudo ainda mostra que 55% das pessoas que sofrem de rinite percebem uma piora do quadro alérgico em determinados períodos do ano. Os meses de junho e julho foram os citados como os de maior incidência de casos da doença por 35% dos pacientes com o problema.

“O tratamento indicado é ter uma casa arejada, limpar o assoalho com pano úmido, evitar poluentes, forrar o colchão e travesseiro com material impermeável, para que o ácaro não penetre no colchão. Essas medidas são tão importantes quanto os medicamentos dados pelo médico”, orientou Evandro Padro, chefe do Serviço de Alergia e Imunologia do Instituto de Puericultura e Pediatria da UFRJ.

Fonte: Site Racine