Doação de Medicamentos

Medicamentos dentro do prazo de validade podem ser doados no Hospital Militar ou na Igreja do Rosário
Google
 

terça-feira, 30 de março de 2010

Anvisa aumenta o controle sobre a prescrição de medicamentos com Sibutramina

A partir desta terça-feira (30/03), os medicamentos que contenham a substância emagrecedora Sibutramina passam a ser classificados como psicotrópicos anorexígenos, e a tarja deles muda de vermelha para preta. A determinação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Pela RDC 13/2010, a substância foi remanejada da lista C1 para a B2, que trata dos medicamentos sujeitos a controle especial (portaria 344/98). Além disso, a comercialização só será permitida mediante apresentação de receituário azul, com numeração fornecida pela Vigilância Sanitária. Até então, a Sibutramina era comercializada com receita branca, sem número.

As empresas detentoras de registro de medicamentos à base de Sibutramina terão o prazo de 180 dias para fazerem as alterações necessárias, nas bulas e embalagens. Mas tanto os profissionais de saúde quanto as farmácias e drogarias já devem prescrever e exigir a receita azul, de imediato.

A Sibutramina foi desenvolvida na década de 1980, como antidepressivo. Age em áreas do cérebro que controlam não somente o humor e a sensação de bem-estar, mas, também, o apetite. Como promove uma sensação de saciedade alimentar, é indicada para o tratamento da obesidade ou quando a perda de peso está clinicamente indicada. É encontrada, principalmente, sob a forma do sal Cloridrato de Sibutramina.

No Brasil, está disponível nas concentrações de 10mg e 15mg, na forma industrializada, além das formulações manipuladas em farmácias magistrais.
Em janeiro deste ano, a Anvisa divulgou um alerta para os profissionais de saúde sobre o uso da Sibutramina.

O estudo SCOUT (Sibutramine Cardiovascular Outcomes) demonstrou aumento do risco cardiovascular não fatal nos pacientes tratados com a substância. A pesquisa indicou que o risco aumentou em 16% nos pacientes que utilizaram o medicamento, quando comparados com aqueles tratados com placebo.

A agência regulatória da União Européia (EMA – European Medicine Agency) suspendeu a autorização de comercialização para o medicamento, em toda a União Europeia. Nos Estados Unidos, contudo, não houve a proibição da fabricação e venda do medicamento.

O FDA (Food and Drug Administration) apenas solicitou a inclusão de novas contraindicações na bula do produto, para informar que a Sibutramina não deve ser usada em pacientes com histórico de doença cardiovascular.

Fontes: Anvisa e CRF-RS

domingo, 28 de março de 2010

Nutricionistas advertem contra o mau uso da ração humana

Uso do produto não é programa de emagrecimento, dizem.
Excesso de fibras pode causar sérios problemas intestinais.

A ração humana, produto que virou moda entre os que gostam de incluir novidades na dieta, deve ser usada com cuidado, adverte a nutricionista Juliana Verzolla, especialista em nutrição funcional.

Quem quer perder peso pulando a etapa do exercício físico e da boca fechada não pode se enganar: o produto não é uma solução, nem um programa de emagrecimento.

"A ração tem que ser misturada com leite ou suco. As fibras possuem muito açúcar e, em excesso, elas fazem mal", diz Juliana, que dá outra dica: muita gente está usando a ração de forma equivocada, substituindo refeições.


“A ração alia produtos saudáveis, mas eles não se adaptam ao organismo de qualquer pessoa”, diz Verzolla.

Outra nutricionista, Flávia Morais, que trabalha para a rede Mundo Verde, especializada em produtos naturais, diz que o uso abusivo da ração, que pode ser comprada pronta ou com os ingredientes separados, implica numa série de riscos.

“A ração só pode ser tomada uma vez ao dia e de preferência na parte da manhã. Essa mistura de cereais em pó pode trazer um sério risco à saúde, caso seja tomada sem orientação de um profissional”, diz Flávia.

Cecília vai comprar a ração por causa de um amigo. Ela descreve um possível quadro de problemas com o uso inadvertido da ração:
"A pessoa pode ter distinção abdominal ou até mesmo constipação intestinal, já que o organismo de cada um funciona de uma forma diferente", explica a nutricionista.

Flávia explica que a ração não é a fórmula para o emagrecimento e as fibras misturadas inibem o apetite. Ela alerta que exercícios físicos e dieta balanceada são essenciais para ter um corpo bonito e saudável. "A ração não tem segredo, é só saber conciliar atividades físicas com a mistura em pó", explica.

Ajuda no funcionamento do intestino
A principal razão que levou a economista Andréa Gomes, de 41 anos, a comprar ração humana foi acreditar na ajuda para o bom funcionamento do intestino.

"A ração deixou a minha pele e o meu cabelo mais bonitos, mas o principal diferencial foi que meu intestino está funcionando muito bem", acredita Andréa. Ela optou por comprar os ingredientes separados e fazer a mistura em casa.

Cecília Bastos, de 57 anos, resolveu comprar a ração humana por indicação de um amigo. "Ele falou que faz bem à saúde e que tudo funciona melhor, vou pagar pra ver, né?", informa a psicóloga.

Para Rachel Correia, a ração serviu para a família toda emagrecer. "Aqui em casa eu, meu filho e meu marido tomamos a ração misturada com leite e com uma fruta. Assim fica mais gostoso", diz a funcionária pública, de 39 anos.

Composição da farinha humana
Linhaça;
Farinha de trigo;
Leite de soja;
Farelo de aveia;
Levedo de cerveja;
Gergelim;
Germem de trigo;
Guaraná;
Gelatina;
Açúcar mascavo.

Fontes
www.g1.globo.com
www.raçaohumana.com.br

terça-feira, 23 de março de 2010

Anvisa discute a inclusão de antibióticos orais e injetáveis na lista de controlados




A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai discutir, em audiência pública, na próxima quarta-feira (24/03), em Brasília, a inclusão dos antibióticos orais e injetáveis na lista de medicamentos controlados.

A intenção é ampliar o controle sobre as vendas desse tipo de medicamento, com medidas mais restritivas para a prescrição e o comércio. Entre as ações que podem ser adotadas, estão a exigência de retenção de receita, alterações nos dizeres de rotulagem e bula e escrituração de alguns antibióticos nas farmácias e drogarias. De acordo com a Anvisa, a ampliação do controle pretende reduzir os casos de resistência bacteriana e contribuir para o uso racional de medicamentos no País.

Em nota, a agência disse que a resistência microbiana é um fenômeno natural, mas que o uso indiscriminado de antibióticos e a automedicação reduzem a eficácia dos medicamentos.

Fontes: Guia da Farmácia, Folha de Pernambuco e Anvisa

segunda-feira, 8 de março de 2010

MULHERES!!!! Segundo Arnaldo Jabor



O cara faz um esforço desgraçado para ficar rico pra quê?
O sujeito quer ficar famoso pra quê?
O indivíduo malha, faz exercícios pra quê?
A verdade é que é a mulher o objetivo do homem.
Tudo o que eu quis dizer é que o homem vive em função de você.
Vive e pensa em você o dia inteiro, a vida inteira.
Se você,mulher, não existisse, o mundo não teria ido pra frente.
Homem algum iria fazer coisa alguma na vida para impressionar a um outro homem, para conquistar um sujeito igual a ele, de bigode e tudo.
Um mundo só de homens seria o grande erro da criação. Já dizia a velha frase que "atrás de todo homem bem-sucedido existe uma grande mulher".
O dito está envelhecido. Hoje eu diria que "na frente de todo homem bem-sucedido existe uma grande mulher"..
É você, mulher, quem impulsiona o mundo.
É você quem tem o poder, e não o homem. É você quem decide a compra do apartamento, a cor do carro, o filme a ser visto, o local das férias. Bendita a hora em que você saiu da cozinha e, bem-sucedida, ficou na frente de todos os homens.
E, se você que está lendo isto aqui for um homem, tente imaginar a sua vida sem nenhuma mulher. Aí na sua casa, onde você trabalha, na rua.
Só homens.
Já pensou?
Um casamento sem noiva? Um mundo sem sogras?
Enfim, um mundo sem metas.

ALGUNS MOTIVOS PELOS QUAIS OS HOMENS
GOSTAM TANTO DE MULHERES:

1- O cheirinho delas é sempre gostoso, mesmo que seja só xampu.
2- O jeitinho que elas têm de sempre encontrar o lugarzinho certo em nosso ombro.
3- A facilidade com a qual cabem em nossos braços.
4- O jeito que têm de nos beijar e, de repente, fazer o mundo ficar perfeito.
5- Como são encantadoras quando comem.
6- Elas levam horas para se vestir, mas no final vale a pena.
7- Porque estão sempre quentinhas, mesmo que esteja fazendo trinta graus abaixo de zero lá fora.
8- Como sempre ficam bonitas, mesmo de jeans com camiseta e rabo-de-cavalo.
9- Aquele jeitinho sutil de pedir um elogio.
10- Como ficam lindas quando discutem.
11- O modo que têm de sempre encontrar a nossa mão.
12- O brilho nos olhos quando sorriem.
13- Ouvir a mensagem delas na secretária eletrônica logo depois de uma briga horrível.
14- O jeito que têm de dizer "Não vamos brigar mais, não.."
15- A ternura com que nos beijam quando lhes fazemos uma delicadeza.
16- O modo de nos beijarem quando dizemos "eu te amo".
17- Pensando bem, só o modo de nos beijarem já basta.
18- O modo que têm de se atirar em nossos braços quando choram.
19- O jeito de pedir desculpas por terem chorado por alguma bobagem.
20- O fato de nos darem um tapa achando que vai doer.
21- O modo com que pedem perdão quando o tapa dói mesmo (embora jamais admitamos que doeu).
22- O jeitinho de dizerem "estou com saudades".
23- As saudades que sentimos delas.
24- A maneira que suas lágrimas tem de nos fazer querer mudar o mundo para que mais nada lhes cause dor.

terça-feira, 2 de março de 2010

Povo "sem noção"

Fico completamente irritado quando vejo que grande parte da população brasileira é completamante desligada dos acontecimentos cotidianos e passados.

Domingo passado o programa Fantástico, da Rede Globo, mostrou um quadro onde um rapaz oferecia apartamentos construido em diferentes Estados brasileiros,em locais completamente absurdos, como no Pão de açúcar, dentro do mar (ilha artificial) e na areia da praia (onde somente os moradores deste prédio desfrutariam daquele pedaço de praia).

Para o meu espanto setenta e poucos por cento (não lembro do valor exato) aprovavam tais contruções, e ainda achavam aquilo lindo, uma maravilha!!!!

Mas que merda de povo é este? Por isso que a roubalheira corre frouxa neste País.
A população não está nem ai se vai afetar a vida dos peixes, se a estrutura do morro vai ficar frágil.

Setenta e pouco por cento deste País não pensa. Aliás, pensa sim. Pensa em sair de férias, tomar cerveja, fumar e assistir big brother.

Será que não veem o que já aconteceu e o que está acontecendo em vários Países do mundo? Enchentes na Europa, Brasil (aqui no Rio Grande do Sul), nevasca nos Estados Unidos, terremoto no Haiti, deslizamentos de terras em encostas no Brasil (Santa Catarina, Rio de Janeiro) e agora este terremoto seguido de tsunamis no Chile.

Mesmo com tudo isso as pessoas não se dão conta do absurdo que é agredir a natureza! Ou acham que as casas construidas no morro nunca vão desabar - claro que vão!!! Meu Deus!! Um dia o morro vai ceder, a estrutura do morro não vai aguentar.
O mar vai ficar sempre no mesmo lugar, pode construir a vontade à beira mar - só um idiota não vê que a quantidade de areia diminui a cada ano que vamos na praia. Hoje mesmo a maré subiu quase 4 metros no nordeste, semana passada arrastou quiosques nas praias gaúchas.
A incidência de raios está cada vez maior no Rio Grande do Sul, Temporais devastadoras, Tornados, Temperaturas altíssimas nunca registradas anteriormente.

E tudo isto porque nós, "humanos" estamos poluindo e desrespeitando as leis da natureza.

Você lembra quem foram os políticos que se envolveram no escandalo do mensalão, nos políticos que estavam com dinheiro na cueca, nas meias? O NOSSO DINHEIRO!!!

Não né!!
Mas o ganhador do BBB7, BBB4, o nome do protagonista da novela das oito de 1996 você lembra né?

Se você faz parte destes setenta e poucos por cento da população, ainda a tempo de mudar!! Pense um pouquinho. Acorde para o mundo!!