Doação de Medicamentos

Medicamentos dentro do prazo de validade podem ser doados no Hospital Militar ou na Igreja do Rosário
Google
 

sábado, 23 de janeiro de 2010

Descarte de medicamentos vencidos




A rede Panvel de farmácias lançou o programa Destino Certo, que visa conscientizar a população a respeito do perigo do descarte incorreto de medicamentos, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), está realizando a coleta de remédios vencidos na Capital.recolher medicamentos vencidos dos clientes.

Inicialmente, o projeto será desenvolvido em 14 filiais em Porto Alegre, mas haverá expansão para toda a rede, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, ao longo do ano. O Programa Destino Certo busca auxiliar as pessoas quanto à destinação desses produtos, sem poluir o ambiente ou gerar riscos à saúde.

Em Guaíba a procura por parte da população quanto ao descarte de medicamentos é constante, visto que não existem postos de coleta. Quando o programa abranger a cidade,sanará uma lacuna importante para o progresso da preservação da saúde e do meio ambiente.

Uma das coordenadoras do programa, a farmacêutica da Dimed/Panvel Leonor Pinto Moura, diz que já existe uma demanda muito grande no balcão das farmácias de informações sobre o descarte.

– Não é necessário trazer caixa, bula ou cartelas, que podem ser colocadas no lixo seco, apenas os comprimidos em uma embalagem descartável – recomenda.

As unidades também aceitam xaropes (nos próprios vidros) e pomadas (nas bisnagas). As caixas não devem ser levadas para diminuir o volume de material descartado. Leonor adverte que não serão aceitos remédios de hospitais e clínicas.

Em uma campanha promovida pela UFRGS, em 2006, os remédios mais coletados foram analgésicos, antiinflamatórios, anti-reumáticos e antibióticos. Quando jogados no lixo comum, os produtos fora da data de validade podem contaminar a água e o solo. Se ingeridos, podem fazer mal à saúde, levando à intoxicação.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária estuda uma resolução que prevê a possibilidade de as farmácias aceitarem medicamentos vencidos.



POR QUE NÃO TOMAR REMÉDIOS VENCIDOS?
-O prazo de validade é a garantia de que o princípio ativo terá o efeito desejado naquele período. Vencido, pode não ter efeito terapêutico, causar alergias e efeitos colaterais.
- Nunca os jogue na privada ou no lixo. Leve a algum posto de coleta.

AS 14 FARMÁCIAS
- Shopping Iguatemi
- Shopping Praia de Belas
- Shopping Bela Vista – Nilópolis, 543, loja 5/6
- Posto Ipiranga – Assis Brasil, 2.827, loja 02
- Rua dos Andradas, 1.401, Centro
- Venâncio Aires, 1.102, Santana
- Vinte e Quatro de Outubro, 742
- Ramiro Barcelos, 1.115
- Gomes Jardim, 253, bloco B, Santana
- Cavalhada, 2.955
- Wenceslau Escobar, 2857, loja 04
- Coronel Bordini, 12, Auxiliadora
- Ipiranga, 6.681, prédio 12B, térreo
- Diário de Notícias, 300, loja 1.004

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

domingo, 17 de janeiro de 2010

Angina



A angina é causada pelo estreitamento das artérias que conduzem sangue ao coração. A limitação da irrigação sanguínea provoca uma deficiência no suprimento de nutrientes e de oxigênio nesse órgão. A dor é sinal de que o coração está recebendo menos sangue do que precisa.
Em geral, a angina é tratada com medicação específica. Existem situações, entretanto, que exigem procedimentos cirúrgicos como a implantação de pontes em artérias coronárias ou angioplastia (introdução de um balão inflado nas artérias coronárias estreitadas por um ateroma para expandi-las e desbloqueá-las).

Sintomas
Dor intermitente ou grande desconforto no peito. Em geral, a dor torna-se mais intensa durante a atividade física e decresce durante o repouso. Alguns tipos de angina, entretanto, podem causar dor mesmo quando a pessoa está em repouso ou dormindo. É uma dor que pode irradiar-se pela mandíbula e pelos ombros ou braços (mais comumente pelo lado esquerdo do corpo).
A dor da angina pode ser agravada pelo estresse emocional, estômago cheio e exposição a baixas temperaturas.
Certos cuidados, contudo, são de importância fundamental para a prevenção e controle da angina.


Recomendações

Se você fuma, faça o possível para deixar o cigarro. O fumo sobrecarrega o coração obrigando-o a trabalhar com mais vigor. Fumar desencadeia ataques de angina;

Se estiver acima do peso, procure reduzi-lo. Não recorra a dietas miraculosas ou drásticas, de efeito duvidoso. Perca peso gradativamente adotando uma dieta de baixo conteúdo calórico, pouco colesterol e muita fibra;

Exercite-se regularmente. Discuta com seu médico a adoção de exercícios condizentes com seu preparo físico. Todas as pessoas podem pelo menos caminhar ou nadar;

Administre sua carga de estresse. Incorpore à sua rotina atividades redutoras do estresse, como exercícios, ioga, meditação, jardinagem, alguns hobbies, conversa com amigos, trabalho voluntário;

Controle a pressão arterial. Adote uma dieta de pouco sal. Aumente a ingestão de potássio e cálcio (bananas e batatas são ricas em potássio). Laticínios de baixo teor de gordura, como iogurte e leite desnatado, são ricos em cálcio;

Modere a ingestão de álcool. Nunca tome mais do que duas doses por dia. Uma dose de bebida destilada equivale a um copo de vinho ou a uma latinha de cerveja;

Faça refeições menores e mais freqüentes. Condicione sua alimentação diária a quatro ou cinco refeições leves em vez de três substanciais;

Descanse por trinta ou quarenta minutos após as refeições;

Evite temperaturas extremamente baixas ou muito elevadas;

Não espere muito para tomar sua medicação contra angina. Tome-a de maneira profilática antes de iniciar tarefas extenuantes. Numa crise, quanto mais cedo tomar o remédio, mais eficiente erá seu efeito.

Importante
Todas as pessoas que sofrem de angina devem manter contato regular com o médico. A angina representa risco de vida em potencial e requer atendimento profissional urgente.

Fonte:
Site Dr. Drauzio Varela

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Manipulação de formas farmacêuticas com Cafeína




A cafeína (1,3,7-trimetilxantina : C8H10N4O2) é um estimulante do sistema nervoso central e diurético, sendo também aplicada externamente em formulações lipolíticas (inibição da fosfodiesterase), no tratamento da dermatite atópica e da psoríase.

A cafeína é incompatível com soluções alcalinas; taninos e preparações que o contenham; iodo e suas preparações; permanganato e cromatos; cloro; água clorada; hipocloritos; antipirina; cloral; brometos; barbitúricos; epinefrina; sais de prata; xarope iodotânico e com iodeto de ferro.

A cafeína anidra apresenta-se como pó cristalino, branco, inodoro e de forte sabor amargo com a faixa de fusão entre 235o e 239o C e pKa próximo a 13. A cafeína é solúvel em 60 partes de água fria, em 1 parte de água quente, em 130 partes de álcool 96o GL e em 7 partes de clorofórmio, sendo pouco solúvel em éter. A solubilidade da cafeína é aumentada pela adição de ácido cítrico, com a formação do citrato de cafeína. Entretanto, na presença de substâncias tampões (ex. sais de ácidos fracos) a acidez do ácido cítrico pode ser reduzida suficientemente para levar a uma redução considerável na solubilidade de cafeína. A mistura 1:1 de cafeína e benzoato de sódio é solúvel em água.

A aditivação de cafeína em formas farmacêuticas pode ser influenciada diretamente pela baixa solubilidade deste fármaco, principalmente em situações onde seja desejável que o mesmo encontre-se completamente solubilizado no veículo ou excipiente (ex. preparações líquidas, formas farmacêuticas semi-sólidas). Portanto, a solubilização completa da cafeína é uma forma de obter preparações homogêneas e estáveis. A seguir, relacionamos algumas considerações técnicas para solubilização e/ou incorporação em diversas formas farmacêuticas:

• Emulsões (loções cremosas e cremes): a cafeína pode ser dissolvida na fase aquosa aquecida durante o próprio processo de preparação da emulsão. Em caso de aditivação em base galênica já pronta, a cafeína pode ser levigada com quantidade suficiente de propilenoglicol ou etoxidiglicol (Transcutol) ou dissolver em quantidade mínima de água aquecida com a proporção 1:1 de cafeína e benzoato de sódio.
• Pomadas: em bases hidroabsorventes proceder conforme orientação dada para emulsões.
• Géis: dissolver em quantidade mínima de água aquecida com a proporção 1:1 de cafeína e benzoato de sódio.
• Preparações orais líquidas: misturar previamente quantidades equivalentes de cafeína anidra e ácido cítrico anidro e dissolver em quantidade suficiente de água.



Referências:
1- Fernández-Montes, E.A. Técnicas y Procedimientos en Formulación Magistral Dermatológica. 1ª ed. Madrid:E. Aliá, 2005.
2- Trissel, L.A. Trissel’s Stability of Compounded Formulations. 3rd ed. Washington, D.C.: American Pharmacists Association, 2005.
3- Cavalcanti, L.C. Incompatibilidades Farmacotécnicas. 2a edição. São Paulo: Pharmabooks, 2008.