Doação de Medicamentos

Medicamentos dentro do prazo de validade podem ser doados no Hospital Militar ou na Igreja do Rosário
Google
 

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Chás ajudam a restabelecer o organismo depois dos excessos de fim de ano





Confraternizações de fim de ano geralmente são regadas a bebidas, comidas e, muitas vezes, excessos. Para reparar os danos causados pelo consumo além da conta das delícias de natal e réveillon, aposte em um cardápio leve no dia seguinte, hidrate-se bem e tome bastante chá.


Poderosa, essa bebida ajuda a desintoxicar, eliminar o excesso de líquidos, estimular o funcionamento dos órgãos e ainda permite que você controle a ansiedade e desacelere um pouco. Confira as sugestões de Jorge Sabongi, proprietário da casa de chá egípcia Khan el Khalili, para recuperar a energia e começar o ano bem disposto.


Para quem comeu gordura em excesso, para amenizar o mal-estar, opte pelo chá de hortelã ou menta, que melhora o funcionamento do intestino e alivia a azia causada pela indigestão.


Para quem exagerou na dose, bebeu demais? Prepare um chá de alfazema. Essa erva é tiro e queda contra a insônia e a dor de cabeça.


Desintoxicar corpo, para fazer uma faxina geral no organismo, tome chá de erva cidreira. Além de purificar o corpo e eliminar toxinas, ela tem ação calmante.


Eliminar líquidos e desinchar - Guaraná promove uma verdadeira limpeza no organismo, purificando os rins e eliminando líquidos retidos.


Pique para voltar ao trabalho, para conquistar uma dose extra de energia, aposte no ginseng coreano. Ele tem propriedades estimulantes.


Além disso, dê preferência às ervas naturais em vez de saches e evite adicionar açúcar para não alterar o paladar. Mel é melhor opção.



Fonte: Abril Saúde

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Perigos de um intestino preguiçoso


Mau humor, barriga inchada e uma sensação de desconforto constante. Esses são apenas alguns dos sintomas causados pela constipação intestinal crônica, o nome científico dado ao popular intestino preguiçoso. O que a maioria das pessoas ainda desconhece são os males que tanto o descaso de quem já se acostumou a não usar o banheiro, quanto a automedicação - com o uso prolongado de laxantes - podem provocar à saúde.



"As pessoas acham normal ficar quatro ou cinco dias sem conseguir ir ao banheiro. Por isso, não procuram o especialista", alerta Pedro Bertevello, gastroenterologista do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. A atitude é arriscada. De acordo com o médico, o hábito de não evacuar adequadamente pode estar relacionado à presença de tumores intestinais e de inflamações no aparelho digestivo.Além de poder esconder um problema mais grave, o descaso com essa "preguiça" intestinal ainda pode gerar outros incômodos, bem mais constrangedores. O médico Pedro Bertevello garante que, ao permanecerem estocadas por vários dias no corpo, as fezes ressecam e podem provocar hemorróidas e fissuras, por exemplo.Para quem insiste em afirmar que não sente a mínima vontade de usar o banheiro, os especialistas alertam: "É preciso esquecer essa história de vontade e criar o hábito. Como tudo na vida, para isso também é necessário treinamento", esclarece Eduardo Berger, gastroenterologista do Hospital Prof. Edmundo Vasconcelos.




Vida corrida e fatores emocionais também não deveriam ser usados como desculpa para deixar de atender a essa reação fisiológica - tão natural quanto comer e tomar banho todos os dias. Muitas pessoas por vergonha de usar um banheiro fora de casa ou pela tão criticada falta de tempo desenvolvem a mania de segurar essa necessidade orgânica. Resultado: o hábito gera uma perda do reflexo, até que, ao longo dos anos, a tal "vontade" finalmente desaparece.




Não é à toa que a maioria das queixas contra o mau funcionamento do intestino parte da ala feminina. "As mulheres têm mais pudores que os homens e foram acostumadas a ouvir desde pequenas que é muito feio fazer fora de casa", lembra Carlos Pareja, gastroenterologista e professor da Unicamp. "O fato, portanto, não tem nada a ver com diferença fisiológica entre os sexos. É algo cultural somado aos maus hábitos alimentares", completa. Para funcionar como um reloginho. Uma forma eficiente para terminar com o desconforto depois de dias sem evacuar é recorrer aos laxantes.




Mas aí está outra armadilha. "O uso prolongado desses remédios faz com que o intestino perca seu funcionamento habitual", alerta Bertevello.Os remédios são realmente eficientes, mas sua ação é tão intensa que provoca uma disenteria, ou seja, a eliminação excessiva de líquidos. "O medicamento desenvolve outro problema: a diarréia", completa Berger.Para reverter a situação e deixar o seu "reloginho intestinal" funcionando nos eixos, a solução é a conhecida, porém pouco seguida, cartilha da vida saudável. "É preciso ter tempo para se cuidar. Tem que haver uma rotina que inclua a dieta alimentar rica em fibras, práticas de exercícios físicos regularmente e a ingestão de bastante líquido", explica Pedro Bertevello.




Dicas práticas para acertar os seus ponteiros:




- Coma de duas a três unidades por dia dos seguintes alimentos: castanha-do-pará, tâmara, nozes, damasco e ameixa preta. "Esta é uma forma prática de recuperar o hábito de evacuação", garante Pareja.


- Aproveite a fruta até o bagaço, principalmente laranja e tangerina.


- Dê preferência ao pão preto, pão de centeio, arroz e macarrão integrais.


- Inclua as fibras na sua vida. Mas caso você não goste ou não ingira a quantidade suficiente por meio dos alimentos in natura - o recomendável é 20g por dia


- recorra às fibras solúveis. "Ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de suplemento não vicia. As fibras são um combustível para o bom funcionamento do intestino e precisam ser ingeridas diariamente", explica Bertevello.


- Use as bactérias probióticas a seu favor. O nome pode parecer estranho, mas esses organismos vivos compõem vários iogurtes e outros derivados do leite. "Os probióticos são ativos que ajudam a manter a flora intestinal em ordem. Mas é preciso ter cuidado, pois algumas pessoas têm intolerância a lactobacilos, por exemplo, o que pode acarretar uma diarréia", esclarece o gastroenterologista do Hospital Beneficência Portuguesa.


- Arrume um espaço na agenda para "visitar o banheiro". "Fique pelo menos por 15 minutos todos os dias sentado no vaso. Mas nada de fazer força excessiva. Mantenha essa regra independentemente se irá evacuar ou não. Essa é uma forma de treinar seu intestino a trabalhar sempre no mesmo horário", ensina Eduardo Berger.



Fonte: Terra vida e saúde