Doação de Medicamentos

Medicamentos dentro do prazo de validade podem ser doados no Hospital Militar ou na Igreja do Rosário
Google
 

domingo, 24 de agosto de 2008

Menores de um ano devem evitar o consumo de mel

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que crianças com menos de um ano de idade não consumam mel.

O objetivo da orientação é prevenir a ingestão de esporos da bactéria Clostridium botulinum, bacilo responsável pela transmissão do botulismo intestinal.

Não existem restrições ao consumo de mel por crianças com mais de um ano de idade e adultos sem problemas de saúde relacionados à flora intestinal.

Apesar de não haver confirmação de casos da doença no Brasil, a atuação da Anvisa está fundamentada em publicações oficiais da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e publicações científicas sobre contaminação do mel brasileiro com Clostridium botulinum.

Resultados de pesquisas apontam que 7% das 100 amostras de mel comercializadas por ambulantes, mercados e feiras livres, em seis estados brasileiros, estavam contaminadas com o bacilo.

O assunto foi pautado pela Agência em duas reuniões da Câmara Técnica de Alimentos, fórum formado por professores especialistas que fornecem suporte técnico à Gerência Geral de Alimentos da Anvisa. “A discussão ocorrida na Câmara Técnica de Alimentos resultou na publicação do Informe Técnico 37, que alerta pais e educadores para não incluir o mel na alimentação de crianças menores de um ano”, explica a diretora da Anvisa, Maria Cecília Martins Brito.

O botulismo intestinal só se inicia após a transformação dos esporos do Clostridium botulinum para a forma vegetativa (início das atividades metabólicas do microrganismo). Na forma vegetativa, esse bacilo se multiplica e libera toxina botulínica no intestino. “É importante lembrar que a multiplicação do Clostridium botulinum e liberação da toxina no intestino só ocorre em crianças que ainda não possuem a flora intestinal completamente formada ou em adultos com alguma doença que possa alterar essa flora protetora”, afirma Brito.

Em adultos sem problemas relacionados à flora intestinal, o consumo desses esporos nos alimentos não gera qualquer tipo de problema para a saúde. “A vigilância sanitária está trabalhando com o princípio da precaução, uma vez que o alto teor de açúcar e a baixa atividade de água, próprios do mel, impedem a germinação do esporo e, conseqüentemente, a produção da toxina”, finaliza a diretora da Anvisa.

Botulismo
O botulismo é uma doença neuroparalítica grave, não contagiosa, resultante da ação de uma potente toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Quando provocada pela ingestão de alimentos contaminados, é considerada doença transmitida por alimento. Nas amostras de alimentos é comum encontrar formas esporuladas do Clostridium botulinum, em especial no mel.
O botulismo intestinal é um modo de transmissão do botulismo e ocorre com maior freqüência em crianças com idade entre 3 e 26 semanas. Está associado à ingestão de esporos da bactéria presentes em alimento contaminado.

Fonte: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Pílula pode levar mulher a escolher parceiro errado, diz estudo

A escolha de parceiro feita por uma mulher pode ser influenciada pela pílula anticoncepcional, sugere uma pesquisa realizada no Reino Unido.

Cientistas da Universidade de Liverpool, no norte da Inglaterra, descobriram que a pílula pode perturbar o sentido do olfato inerente nas mulheres, levando-as a escolher um parceiro inadequado geneticamente.
Os pesquisadores acreditam que as mulheres são naturalmente atraídas por homens que são geneticamente diferentes delas. Em termos de evolução, isto é útil porque garante que os filhos vão herdar uma gama mais ampla de genes e ter sistema imunológico mais forte.

A chave desse sistema de atração é o olfato. Especialistas dizem que a escolha de um parceiro é determinada por feromônios, sinais químicos quase sem cheiro. Um homem que uma mulher considera atraente pelo olfato muito provavelmente tem um sistema de genes de imunidade diferente.

Na pesquisa, pediu-se a mulheres que cheirassem odores corporais masculinos e indicassem suas preferências antes e depois de começar a tomar a pílula.

Os resultados mostraram que as mulheres que tomavam o anticoncepcional mudaram sua preferência para homens que eram geneticamente mais similares a elas. Os cientistas envolvidos na pesquisa acreditam que isso pode levar a problemas de fertilidade e a um aumento do número de abortos involuntários, pois parceiros geneticamente semelhantes têm menos chances de reproduzir.

Segundo eles, a teoria pode ainda ajudar a explicar rupturas em relacionamentos, pois a percepção do odor tem um papel importante em manter a atração entre parceiros.
Fonte: BBC News

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

O que realmente emagrece?

Emagrecer não tem mistério, tem dedicação!
Alguns pontos são fundamentais no processo de emagrecimento, e são estes que listo abaixo:

1) Dieta com redução de calorias, em torno de 20 % da necessidade diária
Características:
- Constante, não adianta fazer de 2a a 6a feira e liberar no final de semana
- Refeições fracionadas de 3 em 3 horas
- Completas em termos de carboidratos (55%), proteínas(15%) e gorduras (30%)
- Rica em fibras alimentares provenientes de cereais integrais, frutas, vegetais e sementes
- Fornecer vitaminas e minerais de acordo com a necessidade pessoal (caso a dieta hipocalórica não atinja a necessidade diária deverá ser suplementado)
- Consumo adequado de água (30 ml/kg de peso)

2)Atividade física continuada e regular
- 3 a 4 vezes por semana no mínimo
- incluir atividade aeróbica e anaeróbica para reforço muscular
- adequada à condição física do indivíduo

3)Nunca praticar atividade física em jejum, pois para manter nossa glicemia (açúcar do sangue), o fígado irá controlar o gasto de glicogênio muscular e hepático, impedindo ou reduzindo a mobilização de gordura do tecido adiposo. Quando ingerimos uma refeição com carboidratos de boa qualidade, nosso rendimento durante a atividade física será bem melhor e mais duradouro, podendo até mesmo manter a mobilização de gordura por até 3 horas após o exercício.

Combater a monotonia alimentar: pois na tentativa de reduzir o consumo energético, costumamos reduzir mais e mais o que comemos e mantemos apenas os alimentos que mais gostamos. Resultado: alimentação pobre em nutrientes, levando nosso metabolismo à carência de substâncias importantes e que são vitais para o sucesso na perda de peso.

Combater a inércia: enquanto continuarmos a fazer as mesmas coisas, continuaremos atingindo os mesmos resultados, mude sua rotina se isto está fazendo com que coma mais, mude o lugar dos alimentos na despensa, nos armários, mude a posição da televisão se isto está fazendo com que coma demais, mude as companhias se estas só o estimulam a comer!

Combater a preguiça: esperar uma força e disposição vinda do além para leva-lo para a academia não vai acontecer de forma milagrosa. Levante e comece agora mesmo, seja o exercício, seja a dieta, sejam as compras, sejam as mudanças, comece logo!

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

REFRIGERANTES : porque não devemos tomar?

Versão com açúcar:
1 copo 200 ml contém 2 colheres de sopa de açúcar
O açúcar é um alimento que dá uma falsa informação de que o corpo está recebendo nutrientes, fazendo com que o corpo mobilize uma série de enzimas (feitas a partir de vitaminas) para
“ aproveitar” a suposta energia vinda do açúcar. Só que o açúcar não tem nada de vitaminas, minerais ou qualquer outro nutriente, então o que acontece? O corpo só acumula sob forma de gordura, além de queimar vitaminas e minerais que o corpo contém. Resumindo, o açúcar desnutre e intoxica no lugar de alimentar.

Versão sem açúcar:
A versão diet ou zero dos refrigerantes costuma oferecer mais cafeína, e quanto mais cafeína, mais adrenalina e para manter níveis adequados de glicemia com tanto estímulo o cérebro passa a “pedir” mais carboidratos e açúcar, formando um círculo vicioso.
Contém vários adoçantes que nada contribuem para nossa saúde, vão provocar a queima de vitaminas e minerais para sua eliminação pelo organismo.
Contém ácido fosfórico que compete com o cálcio reduzindo sua absorção, podendo comprometer a manutenção da massa óssea, o que é péssimo para as mulheres quando chegar a menopausa.
Apresenta um teor altíssimo de sódio, o que causa retenção de líquidos, elimina cálcio e reduz a disponibilidade de magnésio. Falta de magnésio na circulação leva a maior formação de gordura corporal.

Águas com gás e sabor
Se está pensando em substituir o refrigerante por estas águas com sabor que tem sido a vedete do momento, pode esquecer elas contém grandes quantidades de sódio na sua composição.
BASTA LER O RÓTULO.

PARA REDUZIR O CONSUMO sugiro o seguinte procedimento:
Suba em uma balança e pese-se, descreva como se sente neste dia (disposição física, intestino, pés e mãos, bem estar geral)
A partir deste dia, substitua todo o consumo de refrigerante por água, água de coco, suco sem adição de açúcar, chás de ervas, chá de mate gelado. Adoce com stévia para deixá-lo mais saboroso.
Após 7 dias pese-se novamente na mesma balança e anote como se sente

Se valeu a pena, continue evitando refrigerantes, deixando para tomar apenas em momentos especiais e nos quais não tem outra opção.
Nutricionista Maribel

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Casar com fumante 'eleva em até 72% risco de infarto'

Ter um cônjuge fumante pode aumentar em até 72%, no pior dos casos, o risco de sofrer ataque cardíaco, indicam os resultados de uma pesquisa conduzida na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.Analisando os dados de mais de 16 mil pessoas, a investigação estimou que um ex-fumante que se casa com alguém que fuma tem até 72% mais chances de ter um infarto que se fosse casado com um não-fumante.

No caso de pessoas que nunca fumaram, ser casado com fumantes aumenta os riscos em 42%, estimou a pesquisa, que sairá na edição de setembro da revista cientifica American Journal of Preventative Medicine.

Os pesquisadores não observaram aumentos de risco de infarto quando o cônjuge já largou o fumo, eles afirmaram. Os dados de pessoas com mais de 50 anos foram tirados do levantamento nacional Health and Retirement Study (HRS) de 1992 1993, 1998 e 2004.

A incidência de infartos foi acompanhada em cada pessoa por em média 9.1 anos. Os cientistas ajustaram os modelos anulando outros fatores de risco, como idade, genética, renda, obesidade, uso de álcool e doenças que podem prejudicar o coração.

Embora o fumo passivo seja amplamente aceito como fator de risco para doenças coronárias, poucos estudos investigam a associação entre este fator e os riscos de infartos.

"Os benefícios à saúde de abandonar o fumo provavelmente se estendem para além do fumante individual", escreveu, no artigo, a pesquisadora M. Maria Glymour, da Escola de Saúde Pública de Harvard.

"Também afeta seus cônjuges, com a potencial multiplicação dos benefícios ao se parar de fumar."

Fonte: (Ciência & Saúde)

sábado, 2 de agosto de 2008

Cientistas descobrem medicamentos que emagrecem e aumentam resistência

O sonho daqueles que desejam perder peso sem fazer esforço e dos que pretendem aumentar a resistência física num piscar de olhos se tornará realidade graças a duas recentes descobertas médicas.

Nada de dietas, olhares lânguidos e sem esperanças para uma deliciosa refeição, nem exercícios, suor ou dores musculares. A solução está em dois remédios que, segundo descoberta recente, mantêm esbeltos e transformam o usuário em atletas incansáveis, ou melhor, ratos de laboratório, por enquanto. São os medicamentos GW1516, que não está à venda comercialmente, e outro só identificado como AICAR.

Em experiências feitas com roedores, os cientistas do Instituto Médico Howard Hughes e do Instituto Salk para Estudos Biológicos indicaram que as duas substâncias desencadeiam muitos dos efeitos fisiológicos de exercícios e aumentam a resistência, assim como a capacidade do corpo de queimar gorduras. Em um relatório sobre o estudo divulgado hoje pela revista "Cell", os pesquisadores declaram que o potencial dos remédios vai muito além do combate à obesidade e ao cansaço.

Também poderiam ajudar pessoas com incapacidades e que sofrem de transtornos metabólicos ou distrofia muscular e no tratamento de doenças musculares, em pacientes que por problemas físicos não podem fazer exercícios.Em trabalhos anteriores com ratos geneticamente manipulados, os cientistas já tinham determinado que um gene identificado como PPAR Delta era ativado e transformava os animais em verdadeiros corredores de maratona. Além disso, não aumentavam o peso mesmo quando faziam uma dieta que gerava uma obesidade relâmpago em ratos normais.

Ao se referir a GW1516, administrado a ratos sedentários durante quatro semanas, Vihang Narkar, pesquisador do Instituto Salk, revelou que os resultados foram misteriosos e surpreendentes. "Conseguimos os benefícios de reduzir os ácidos graxos e os níveis de glicose, mas não houve absolutamente nenhum efeito no rendimento físico", apontou. Então, os ratos foram submetidos à realização regular de exercícios nos quais cada um tinha que correr em uma faixa sem fim durante pelo menos 50 minutos. Foi então que o mesmo remédio, que não tinha tido resultados nos roedores sedentários, melhorou a resistência em 77% e a fibra muscular em 38% dos mais ativos.

Os ratos foram submetidos depois a uma prova similar, mas com o remédio AICAR. Neste caso, após quatro semanas e sem treino prévio, os ratos aumentaram a resistência em 44% em comparação com roedores não treinados. "Após quatro semanas, os ratos estavam como se sempre houvessem feito exercícios. Correram mais tempo e uma maior distância do que outros animais mais preparados", acrescentou Ronald Evans, pesquisador do Instituto Médico Howard Hughes, que liderou o estudo. Segundo os cientistas, em ambos os casos os remédios desencadeiam uma série de mudanças que contribuem para que as células musculares aumentem seu rendimento e melhorem a capacidade do corpo de queimar gorduras.